top of page

O barroco no Brasil

O Barroco é um estilo de época comum a quase toda a Europa. No Brasil, escritores do século XVII e primeira metade do século XVIII seguiram os modelos padrões europeus.

O estilo barroco desenvolve-se inicialmente nas artes plásticas, atingindo a sua fase áurea, de modo especial, nos estados de minas gerais, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro.

O barroco brasileiro na literatura tem como marco inicial a publicação da obra Prosopopéia, de bento Teixeira em 1601. Essa obra é constituída de 94 oitavas, nela o autor exalta as qualidades do governador de Pernambuco, JORGE ALBUQUERQUE COELHO, e de seu irmão Duarte.

O término desse movimento no Brasil é assinalado com a publicação do livro OBRAS (1768), de Cláudio Manuel da costa, introduzindo, assim, o Arcadismo no Brasil.

O barroco no Brasil foi formado por uma complexa teia de influências européias e locais, embora em geral coloridas pela interpretação portuguesa do estilo. É preciso lembrar que o contexto econômico em que o barroco se desenvolveu na colônia era completamente diverso daquele que lhe dava origem na Europa. Aqui o ambiente era de pobreza e escassez, com tudo ainda por fazer. Por isso o barroco brasileiro já foi acusado de pobreza e incompetência quando comparado com o barroco europeu, de caráter erudito, cortesão, sofisticado e sobretudo branco, apesar de todo ouro nas igrejas, pois muita coisa é de execução tecnicamente tosca, feita por mão escrava ou morena. Mas esse rosto impuro, mestiço, é que o torna tão único e inestimável. Também é preciso assinalar que o barroco se enraizou no Brasil com certo atraso em relação à Europa, e este descompasso, que se perpetuou por toda sua trajetória, por vezes ajudou a mesclar, de forma imprevista e deliciosa, elementos estilísticos que se desenvolviam localmente com outros externos mais atualizados que estavam em constante importação. Os religiosos ativos no país, muitos deles literatos, arquitetos, pintores e escultores, e oriundos de diversos países, contribuíram para esta complexidade trazendo sua variada formação, que receberam em países como a Espanha.

Autores barrocos:

Dos escritores que manifestaram tendência barroca em suas obras destacam-se Gregório de matos epadre Antônio Vieira.

Gregório de Matos Guerra

Fez doutorado em direito, em Coimbra, e permaneceu mais de trinta anos em Portugal. Veio então para o Brasil e passou a viver na Bahia.

Gregório de matos é o autor mais representativo da poesia desse período da nossa historia literária. É poeta lírico, satírico e religioso. Em seus poemas manisfeta aspiração religiosa, expressa o amor carnal e satiriza a sociedade baiana da época. Com isso ganha a antipatia de inúmeras pessoas de seu tempo e é obrigado a partir em exílio para angola.

Sua produção literária pode ser agrupada em três divisões temáticas:

A) Poesia satírica: nela critica as autoridades da época, as mulheres de constumes indecorosos, os ricos senhores de engenho, os padres e os comerciantes poucos honestos.

Pelas suas sátiras, Gregório de Matos foi apelidado de BOCA DO INFERNO, por sua habilidade em criticar personalidades e costumes de seu tempo.

B) Poesia lírica: neste tipo de poema o poeta fala de suas fortes paixões e dos sofrimentos por amor. Os sonetos líricos de Gregório de Matos são bem elaborados. Por ser um bom conhecedor da arte de fazer poesias, expressa seus sentimentos amorosos com grande habilidade de mestria.

C) Poesia religiosa: o poeta, arrependido, pede perdão de seus pecados; sofre remorso por suas ações apaixonadas e insensatas; há sempre um conflito entre pecado e perdão


Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • YouTube Long Shadow
  • Instagram Long Shadow
Meus Blogs Favoritos
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page